Pesquisar
Close this search box.

Blog

03/30/2023
Tara, Grande Mãe Compassiva e Protetora

TEXTO POR:

Mirella Faur

ESCRITO ORIGINALMENTE EM: 01/04/2012

“Eu me inclino perante a Grande e Nobre Tara e a reverencio como Protetora destemida, cujo olhar reluz como relâmpago e seu reino é generoso, simples e amoroso. Aquela que nasceu de uma lágrima como o broto nasce do lótus, resplandece em triunfo alegre e infinito, é honrada por todos os bodhissatvas e saudada acima de todos os Budas, pois perfeita ela é, possuindo todas as virtudes transcendentes.”

 

Envolta em mistério, cercada de encanto, a Grande Mãe foi reverenciada durante milênios, como comprovam os vestígios encontrados nas grutas pré-históricas de 30.000 anos atrás. Ela foi chamada por muitos nomes e cultuada de várias formas e com inúmeras manifestações e apresentações. Lendas e mitos de todas as culturas enaltecem “Aquela que gera a vida”, “A Mãe da compaixão e da sabedoria”, “Rainha celeste” e “Grande Protetora”. O seu culto continua até hoje nas antigas culturas da Ásia e na busca das mulheres de várias partes do mundo para resgatar a sacralidade feminina.

Nos textos sacros e nas esculturas e pinturas das antigas civilizações da Índia, Egito, Tibet, China e Europa encontram-se inúmeras referências sobre deusas radiantes, compassivas e amorosas, conhecidas como as “Senhoras do amor incondicional”. Elas nutrem e alentam com o leite da compaixão, purificam e libertam os seres humanos das dores e sofrimentos, vertendo sobre eles ondas de amor incondicional. Estas deusas do amor incondicional irradiam sobre nós a luz da compreensão, que nos permite perceber nossa solidão, confusão e desespero e, com a sua paciente sabedoria, elas se empenham em nos libertar da escuridão da ignorância, das amarras materiais e das ilusões espirituais. Elas nos ensinam a olhar para dentro de nós e descobrir a luz divina que existe em todos os seres humanos, auxiliando-nos a estabelecer relações de cuidado e respeito com nossos semelhantes, permitindo o livre fluir do amor todo-abrangente.

Entre estas divindades enumera-se Tara, a fonte suprema de sustentação, proteção, cura e libertação do povo tibetano. Seu nome significa em sânscrito: estrela, árvore e atravessar, sua ressonância encontra-se no nome latino de Terra, a Nossa Mãe, no arquétipo celta da deusa Tara e no nome de Tor, a colina sagrada de Glastonbury imbuída de energia espiritual, nos nomes da finlandesa Tar, antiga deusa da sabedoria e de Tarahumara, Deusa Mãe dos nativos das florestas sul-americanas. Um mito dos índios Cheyenne conta sobre “A Mulher Estrela”, que caiu do céu para a Terra e do seu corpo nasceram todos os alimentos; generosa, ela aconselhou a sua tribo a partilhá-los com os demais habitantes da Terra. Uma lenda semelhante é de Ish Tar, descrita como uma deusa estelar que veio à Terra de outro sistema planetário e instruiu seu povo a se casar com os terráqueos, ensinando-lhes inúmeras habilidades.

Mãe de todos os Budas e Bodhissattvas

Tara, Mahatara ou Jetsun Dolma é tão reverenciada pelos tibetanos que é considerada “A Mãe de todos os Budas e bodhissattvas”. Para os budistas, acima de um deus ou uma deusa fica Buda, o ser que ultrapassou as rodas da vida e da morte, alcançando a mais elevada sabedoria, compaixão e compreensão. O Buda integra todos os aspectos e possibilidades, sendo uno com tudo o que existe. Ele se manifesta em corpos sutis de luz e brilho e pode beneficiar todos os buscadores que se empenham em ultrapassar os desafios e confusões do mundo material. Os bodhisattvas são seres que alcançaram a iluminação, mas que adiam a sua ida para o nirvana (ausência de sofrimentos, paz, plenitude e sabedoria) escolhendo continuar no samsara (a eterna roda de vidas e mortes), para servir a humanidade. Acredita-se que Tara é contraparte feminina de Avalokiteshvara (“O Senhor que olha para baixo”), o bodhisattva da compaixão, que encarna como Dalai Lama.

Tara é a mais antiga divindade que ainda é cultuada na atualidade como uma “Mãe Criadora”, representando a eterna força vital que sustenta todas as formas de vida. Para os tibetanos Ela é conhecida como “A Mãe da libertação, A Fiel, A Protetora valente, A Essência Iluminada da energia feminina” que assiste e protege seus fieis. Fontes orais tibetanas consideram que Tara existiu desde os tempos primordiais, sem ter começo e nem fim.

 

Por ter atingido a iluminação suprema antes de Buda,Tara prometeu cuidar do bem estar da humanidade na condição feminina.

Como libertava diariamente um bilhão de seres dos seus sofrimentos, foi chamada Arya Tara, a “Salvadora Sublime”. Na mitologia hindu ela é um dos oito aspectos maiores do princípio divino feminino, sendo a sua manifestação amorosa, em contraste com a feroz Kali. Adotada do hinduísmo no século 3 a.C. Tara aparece no budismo, janaísmo e lamaísmo tibetano com uma gama variada de manifestações: Deusa do ascetismo e misticismo, Mãe Criadora, Protetora dos seres humanos ao longo das suas existências e na sua passagem pelo portal da morte, Removedora dos sofrimentos, medos e obstáculos. Ela governa o céu, a terra e o mundo subterrâneo, os ciclos da Lua, as fases da vida: nascimento, vida, morte e regeneração, os contrastes do amor e guerra, as estações, tudo que nasce, vive, cresce, frutifica e desaparece. Seus animais sagrados são a coruja, corvo, porca e égua.

As origens de Tara, assim como os de outros bodhissattvas, são obscuras e às vezes contraditórias. Historicamente não existem registros sobre ela antes do quinto século d.C. e supõe-se que suas raízes estendem-se para as culturas ancestrais matriarcais da Índia que precederam o budismo. Algumas fontes acreditam que ela evoluiu do arquétipo de Durga, conhecida como “Aquela que salvava as pessoas” ou de Parvati, a Deusa Mãe. Tara é uma das divindades budistas mais populares no Tibet assemelhando-se a Kwan Yin, outra bodhisattva ligada à compaixão.

Num dos seus mitos conta-se que ela apareceu se elevando de uma flor de lótus azul, nascida no lago formado pelas lágrimas de compaixão de Avalokiteshvara, vertidas quando ele percebeu os sofrimentos do mundo, as dores do parto, as doenças, a velhice, os fardos da vida, a infelicidade criada ou atraída e a morte. Como ele tentou durante muito tempo libertar os seres dos seis reinos de sofrimentos da existência (raiva, avidez, ignorância, inveja, insatisfação, arrogância) sem que conseguisse isso, começou a chorar. Das lágrimas escorrendo pelo lado direito do seu rosto surgiu Tara Verde, mais combativa e jovem, enquanto das lágrimas do lado esquerdo surgiu Tara Branca, mais madura e maternal.

Em outro mito conta-se que muitos milênios atrás, Tara era uma princesa conhecida com a “Lua da Sabedoria”, discípula de um Buda, chamado “Tambor Falante” que era seu guru. Com a orientação dele, ela atingiu o mais alto grau de realização espiritual e, devido à sua bondade intrínseca, teve a permissão de encarnar como homem, condição considerada mais benéfica por poder se deslocar pelo mundo ou viver como iogue na floresta ou numa gruta, sem ser molestada. Porém Tara preferiu a condição feminina, que tem maior quota de sofrimento e maior capacidade de amor e doação, podendo assim se empenhar melhor para o bem-estar de todos. Após um longo retiro em profunda meditação, ela atingiu o mais elevado nível de percepção, vendo o todo e todos sem nenhum limite, até se tornar – pela sua expansão espiritual – a corporificação de todos os Budas. Foi o próprio Buda Sakyamuni que, na nossa era, revelou no “Tantra de Tara” que ela era “A Mãe de todos os Budas”.

Tara prometeu defender todos os seres, surgindo como uma mulher de diferentes idades e cores e passou a ter vários nomes, recebendo o título de “A Salvadora” ou Drolma, “A que liberta e ajuda as almas atravessar os portais e o mar da vida”. Como Arya Tara, “A Nobre Tara”, ela é a “Grande Protetora, Eliminadora dos Oito Medos” tornando-se a padroeira dos navegantes e viajantes.

A deusa Tara personifica a força feminina para cuidar e ter compaixão, a habilidade de aguentar momentos difíceis e atemorizadores, por isso ela pode ser invocada como uma fonte de sustentação e proteção.

 

Tara é um arquétipo da nossa sabedoria interior, que implica na transformação e expansão da consciência rumo à libertação.

Ela nos ajuda a permanecer centradas enquanto navegamos as profundezas do inconsciente, nutrindo e fortalecendo nosso espírito, sendo nossa mentora e aliada e nos lembrando da nossa ligação com toda a criação. Demonstrando a flexibilidade e versatilidade psicológica que pertencem à essência feminina, em algumas das suas representações a deusa Tara pode aparecer com características selvagens e destemidas. Os refugiados tibetanos, que fugiam dos horrores dos exércitos chineses, contaram inúmeras histórias sobre a proteção e resistência que lhes foram dadas por Tara apresentando-se para eles nestes aspectos.

 

Deusa de muitos nomes, cores e atributos

No budismo tibetano e no hinduísmo existem diversos aspectos de Tara, representando exemplos de compaixão, proteção e iluminação espiritual e descritos com várias cores, qualidades, atributos e nomes. Conhecida como Om-Tare, “A dos muitos nomes”, Tara integra aspectos múltiplos, até mesmo opostos e é invocada com o rosário budista de oração de 108 contas (japa mala), recitando um dos nomes para cada conta.

Tara Branca (ou Sitatara), a deusa da compaixão e graça, doadora da vida longa, personifica compaixão maternal, serenidade, silêncio, generosidade, longevidade e cura, física ou psíquica. Ela propicia aceitação espiritual e paz interior, rege a verdade e a pureza, a sabedoria e as virtudes femininas e é guardiã do vaso das “Águas da vida e da imortalidade”. No seu mito se conta como ela surgiu de um lótus aberto, no lago formado pelas lágrimas de compaixão do grande bodhisattva Avalokiteshvara e é considerada sua consorte. É descrita como uma linda mulher madura, vestindo um sari de seda, com muitas joias; é associada com o Sol e o dia, conhecida também como a “Roda cumpridora dos desejos” ou Cintachacra. Ela tem pele alva, longos cabelos dourados, olhos azuis e um terceiro olho aberto na testa, sendo sentada em posição de lótus e segurando uma flor aberta de lótus. Às vezes tem olhos pintados sobre seus pés e as palmas das mãos e por isso é chamada de “Tara dos sete olhos”, representando a sua capacidade expandida para ver os sofrimentos do mundo e ajudar. Em outras representações, ela abençoa com a mão direita e a esquerda forma um mudra de proteção ou segura um lótus tríplice, simbolizando a essência dos três Budas – do passado, presente e futuro. Esta imagem representa a ajuda dada por Tara aos adeptos e buscadores para superar os obstáculos do caminho espiritual.

Tara Verde (ou Syamatara) é conhecida como a deusa da proteção compassiva e considerada como a personificação de todos os 21 aspectos de Tara, oferecendo nutrição, proteção e sabedoria em todas as circunstâncias da nossa existência terrestre. Ela tem energia juvenil e combativa, aparece sentada em posição de meio lótus, com uma perna estendida (simbolizando sua rápida movimentação para ajudar e proteger), com as mãos posicionadas no mudra das “Três joias”, ou segurando um lótus meio fechado. É associada com a noite e a Lua, a cor da sua pele é turquesa, assim como suas vestes. Com rapidez ela ajuda seus adeptos a superar medos, ansiedades, sofrimentos, dificuldades e evitar os “oito perigos” (incêndio, roubo, inundação, terremoto, inimigos, fome, doença, morte prematura), também fortalecendo o caráter e oferecendo refúgio. No Japão, Tara é chamada de Tarani e nesta representação mescla as qualidades dos aspectos branco e verde, tendo a cor verde clara e segurando uma romã e um lótus.

Tara Vermelha, Kurukulla, “Aquela que é a causa do conhecimento” usa o sofrimento para ativar a cura e a coragem, dando proteção contra demônios e espíritos maléficos. Ela é o aspecto dinâmico que magnetiza e atrai as coisas benéficas; mesmo no seu aspecto enraivecido, semelhante a Kali, o seu papel é de afastar o medo da morte e proporcionar a compaixão. Outras características dela são associadas ao amor, sexo e magia, tendo o dom de seduzir, subjugar, enfeitiçar e encantar, porém visando a transformação, pois ensina como transmutar o simples desejo em compaixão e amor verdadeiro. Um antigo texto cita oito poderes mágicos que podem ser adquiridos com a ajuda de Kurukulla: ser invencível em combate usando uma espada, tornar-se invisível usando um unguento mágico, ter uma extrema velocidade para correr passando uma pomada mágica nos pés, possuir o dom do rejuvenescimento e também da longevidade ingerindo elixires alquímicos, levitar ou se projetar no plano astral, atravessar barreiras físicas e dominar os espíritos do mundo subterrâneo.

Tara Amarela, Vasundhara é regente da prosperidade e abundância – material ou espiritual- e da generosidade. Ela afasta a pobreza, aumenta os méritos pessoais, aprofunda os conhecimentos, ativa a capacidade intelectual e a eloquência e proporciona a riqueza da sabedoria e do amor divino. Vasundhara carrega um tridente que simboliza os três aspectos da vida: criação, proteção e destruição. Ela destrói não apenas a pobreza, mas a ignorância e oferece aos buscadores uma opção: permanecer no plano material com luxo e esplendor ou libertar-se das amarras materiais e alcançar a riqueza da iluminação, em outros níveis de consciência.

Tara Azul (Ugra Tara ou Ekajati), ”A deusa da libertação”, é a protetora que auxilia na transmutação da raiva em energia positiva; ela possui uma energia feroz que destrói obstáculos, afasta os inimigos, ativa a coragem, proporciona o despertar espiritual e remove medos e barreiras encontradas na busca de um conhecimento elevado. Assim como a Tara Vermelha, ela pode usar o sofrimento para promover coragem e cura. Representando aspectos poderosos e combativos de uma antiga divindade tibetana, Ekajati é a guardiã principal de mantras secretos de sabedoria e proteção e aparece dançando do vazio para remover o mal e as obstruções do caminho dos adeptos. Ela personifica a energia primordial e essencial, não dualística, tendo apenas um olho, um seio e um dente.

Algumas escolas de budismo reverenciam vinte e um aspectos de Tara; os adeptos do budismo tibetano recitam diariamente um texto sagrado que os enumera, junto com a repetição do seu mantra Om Tare Tu Tare Ture Soha, que descreve os estágios da salvação que ela confere aos fieis, libertando-os do samsara. Em resumo segue o significado deste mantra sagrado.

OM é o som sagrado e primordial, que representa o universo inteiro, o passado, presente e futuro, a meta.

TARE representa a salvação dos perigos externos e dos sofrimentos mundanos como doenças, decrepitude, inundações, incêndios, tempestades, animais selvagens, acidentes, roubos, crimes.

TU TARE significa o nascimento no caminho espiritual, visto como a salvação que liberta o indivíduo do seu sofrimento. Tara oferece proteção e libertação dos Oito Medos (medo de leões, elefantes, fogo, serpentes, ladrões, prisão, enchentes e demônios) causados pelas Oito Ilusões: apego, ira, ignorância, inveja, orgulho, avareza, dúvidas, ilusões, bem como dos pensamentos negativos e conflitos internos, que são as causas dos sofrimentos humanos.

TURE representa a culminação do caminho espiritual, a entrada na via da manifestação altruísta do amor incondicional do bodhisattva, quando se almeja a libertação e iluminação pessoal, mas em conexão com o sofrimento alheio. Desta maneira Tara impede uma visão estreita do progresso espiritual e do individualismo egoísta, que deseja apenas a própria libertação. Se cada ser humano colocar em prática estes conceitos: libertar-se dos perigos mundanos e da concepção limitante da busca espiritual e almejar a manifestação plena da compaixão, ele pode se tornar uma personificação viva e atual de Tara.

SVAHA ou SOHA corresponde a uma bênção final, quando se estabelece o contato com o coração, busca-se refúgio na compaixão de Tara e recebem-se as suas bênçãos.

Podemos perceber desta sucinta descrição, que dentro da riqueza e da diversidade simbólica de Tara, encontraremos sempre um aspecto para qualquer necessidade que venhamos a ter. Tara é uma cuidadosa e compassiva mãe, uma guardiã e protetora poderosa e feroz, que nos assiste não apenas no mundo cotidiano e momentâneo, mas através do tempo e do espaço. Por isso, seu culto ultrapassou as limitações culturais e religiosas e tornou-se popular no mundo todo.

Om Tare Tu Tare Ture Soha!

“Que as bênçãos de Tara contidas no seu mantra se concretizem na nossa vida”

 

* Texto publicado no jornal Deusa Viva de abril de 2012.

03/17/2024
Ostara e o início do ano zodiacal
O nome em inglês e alemão para a Páscoa – Easter e Östern – foi “emprestado” da celebração pagã das deusas Eostre (celta) e Ostara (saxão ), regentes da Primavera e da fertilidade, celebradas na Lua Cheia mais próxima do equinócio de primavera. Ostara era a deusa da aurora e da vitalidade, regente da fertilidade (vegetal, animal e humana), equivalente a Eostre, a deusa anglo-saxã da Primavera. Ambas eram representadas como jovens coroadas com flores, segurando uma cesta com ovos e cercadas por lebres, celebradas com canções, danças e procissões de mulheres enfeitadas com guirlandas.
01/19/2024
Mulher Búfala Branca
A mensagem que a Mulher Búfala Branca trouxe para o mundo contemporâneo é lembrar que todos nós humanos, independentemente de cor, origem, gênero ou situação social, fazemos parte da complexa teia da vida e somente vivendo com respeito, harmonia e paz, poderemos atravessar os períodos cruciais que nos aguardam. A lição da Mulher Búfala Branca foi: “viver em paz com todas as nossas relações” e “tudo o que fizermos à grande teia da criação faremos a nós mesmos, pois somos um só ser vivo”.
08/06/2023
As dádivas da Deusa Hécate
Hécate Trivia ou Triformis era uma das mais antigas deusas da Grécia pré-helênica, associada com a noite, lua negra, magia, profecias, cura e os mistérios da morte, renovação e nascimento. ‘’Senhora das encruzilhadas” - dos caminhos e da vida - e do mundo subterrâneo, Hécate é um arquétipo primordial do inconsciente pessoal e coletivo, que nos permite o acesso às camadas profundas da memória ancestral. É representada no plano humano pela xamã que se movimenta entre os mundos, pela vidente que olha para passado, presente e futuro e pela curadora que transpõe as pontes entre os reinos visíveis e invisíveis.
06/13/2023
Rituais do solstício de junho
O solstício de junho era celebrado pelos antigos povos da Europa – principalmente os celtas, escandinavos e saxões – como o auge da trajetória anual do Sol. Nesse dia, considerado o mais longo e claro do ano, o nascer e o pôr do sol alcançam seus pontos máximos ao norte da linha do horizonte, marcando o auge do verão. Mas é importante ressaltar que, embora estejamos no hemisfério Sul, nada nos impede também de festejar o solstício de junho. Neste texto, Mirella Faur, além de rastrear a origem de rituais como o Sabbat Litha, comum entre os povos europeus, traz uma receita completa para o dia 21 de junho.

Para entrar em contato conosco basta enviar um e-mail para
teiadethea@teiadethea.org
ou se inscreva para receber nossas novidades!